quarta-feira, 28 de abril de 2010

HERESIAS MEDIEVAIS, de Nachman Falbel – Parte 1

image A Inquisição ainda hoje levanta debates acalorados e é considerada a maior mancha da Igreja Católica. Ela teve início com as heresias que desafiavam o poder do Papa e a hierarquia da Igreja. O que poucos sabem é que, no começo, a cúpula cátólica não sabia o que fazer com os hereges e que a radicalização contra eles nasceu do povo. Neste livro, Falbel destrincha as heresias – algumas com ideias próxima da gnose e outras bem destrambelhadas - e a reação da Igreja. A inquisição não será um objeto maior desta série, mas de outra a ser publicada a seu tempo.

LEITE DE PATO TAMBÉM É CULTURA!!! 

*     *     *

Qual a diferença das primeiras heresias e aquelas que ocorreram nos séculos XII e XIII?

As primeiras heresias diferiam puramente pelo seu caráter filosófico e teológico que fazia especulação racional em torno dos princípios ou dogmas cristãos, em geral planos do pensamento que tratavam da Trindade, da natureza humana e divina de Cristo e da própria relação existente entre ambas, bem como às questões ligadas à essência da divindade. As heresias posteriores, isto é, as da Baixa Idade Média, possuíam cunho popular assentado sobre uma nova visão ética da instituição eclesiástica e do cristianismo como religião vigente na sociedade ocidental.

Quais as causas que levaram a uma oposição tão forte, e mesmo violenta, contra o corpo eclesiástico?

Na verdade, podemos ver em parte da crítica herética, uma tentativa de apontar os erros e os desvios da instituição eclesiástica e sua intervenção no poder secular à custa de missão espiritual. Enfim, uma tentativa de alertar a sociedade cristã de que os seus representantes desvirtuaram a verdadeira imagem da religião fundada por Cristo.

Quando a Igreja começou a tomar medidas mais enérgicas em relação aos hereges?

No século XI. Em especial, em relação aos cátaros que começavam a difundir intensamente suas doutrinas. Mesmo assim, a Igreja ainda hesitava em adotar providências mais extremas, pois dificilmente elas poderiam harmonizar-se com a caridade tão apregoada pelo cristianismo.

De onde partiu a radicalização?

Partiu de baixo para cima, ou seja, do fanatismo popular que tomava corpo à medida que se cristianizava a sociedade bárbaro-europeia. No ano de 1045, quando foram descobertos alguns heréticos em Châlons, as autoridades eclesiásticas recorregaram aos legisladores pois ainda não sabiam o que fazer com eles. A ausência de uma legislação fazia com que os hereges fossem tratados ora com clemência, ora com excessivo rigor. Quando a população de Colônia queimou certo número de cátaros em 1145, São Bernardo de Clairvaux recriminou os atos da multidão, embora tivesse aprovado seu zelo religioso, argumentando que a fé devia ser defendida pela persuasão e nunca pela violência.

Quem organizou o tribunal inquisitorial?

O Papa Gregório IX, em 1229, no Concílio de Toulouse. Lá foi criado oficialmente o Tribunal do Santo Ofício. Os dominicanos logo se puseram à disposição da nova instituição, cabendo-lhes a tarefa de legislar e condenar os heréticos, entregando-os ao braço secular.